Water Pilates,

também denominado Hidropilates, Aquapilates ou simplesmente Pilates na água é a adequação dos princípios físicos da água com os princípios corporais do método Pilates desenvolvido por Joseph Pilates.

O Pilates na água tem apresentado grandes benefícios para seus praticantes. Tem crescido e hoje existe em diversos locais do mundo, sendo de uso do profissional de reabilitação, educação física ou instrutor Pilates.

Trata-se de uma forma muito agradável de se executar movimentos que irão beneficiar a estruturação corporal principalmente no que se refere a postura e respiração. Os resultados são músculos fortes, resistentes equilibrados e alongados.

O Pilates na água tem suas particularidades e alguns movimentos apesar de serem adaptações do método tradicional em solo, apresentam resultados rápidos no que se refere a equilíbrio, força, resistência física e mental.

O instrutor se surpreende com o avanço sistemático que o praticante apresenta ao realizar cada movimento, principalmente para pacientes com alguma debilidade ou distúrbio, valendo lembrar que não se faz necessário executar o movimento com perícia logo de imediato para se beneficiar com o Water Pilates.

Water Pilates pode ser utilizado por pacientes em reabilitação, condicionamento físico, atletas de alto rendimento e artistas corporais. Cada um com seu grau de desafio e dificuldade.

A água é um elemento que propicia grande instabilidade e a utilização dos princípios do Pilates são desafiados a todo momento com o corpo em imersão. De forma lúdica o sistema nervoso é obrigado a ativar-se para se estruturar trazendo grandes benefícios ao sistema múculo esquelético.

 

 

O Water Pilates traz benefícios como:

- Alívio das dores corporais e prevenção de lesões;
- Aumento da ADM (amplitude de movimento), força, resistência física, flexibilidade, nível de energia;
- Assistências pré e pós-natal;
- Conciliação do sono;
- Melhora da autoestima; capacidade respiratória, coordenação motora, sistema imunológico, qualidade do movimento e das atividades na vida diária;
- Correção da postura e do alinhamento corporal;

 

“Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O país inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes.”- Joseph Pilates, aos 86 anos de idade

 

 
 

AquaBrasil desde 2001 - Aquanews